top of page

PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DA UFRGS CONQUISTA PRÊMIO INVENTOR PETROBRAS 2023

Leonel com o prêmio conquistado no dia 24 de maio no Rio de Janeiro

Leonel

Pós-doutorando e pesquisador de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Leonel Echer conquistou o Prêmio Inventor Petrobras 2023 pelo depósito de sua patente, fruto de estudos na área. O projeto em questão trata-se de um design mecânico otimizado para um componente estrutural utilizado na sustentação da infraestrutura de extração de petróleo em alto-mar e foi intitulado de "Componente Complacente para Suportação de Enrijecedores de Curvatura". O objetivo do componente é a otimização do desempenho estrutural de componentes críticos para a sustentação dos enrijecedores de curvatura.

O projeto que levou ao depósito da patente foi o principal resultado de um processo de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) criado no Grupo de Mecânica Aplicada (GMAp) da Engenharia Mecânica da UFRGS, e que foi chamado de "Desenvolvimento de Dispositivos de Interface Riser-Plataforma para a Indústria de Petróleo e Gás". Foi coordenado pelo Prof. Rogério J. Marczak e contou com a colaboração de diversos pesquisadores do GMAp, incluindo Leonel, e do curso de Engenharia Mecânica da universidade, que trabalharam em diferentes subprojetos como esse que ganhou o reconhecimento.

 

“Para simplificar, podemos pensar no componente como um grande "gancho" que se acopla à parte final da tubulação de extração de petróleo”, explica o pesquisador. Esse “gancho” opera em um ambiente adverso, suportando níveis altíssimos de solicitação mecânica. O grande desafio é que, para seu pleno funcionamento e cumprimento de sua função, ele precisa combinar alta resistência e rigidez para suportar os esforços mecânicos elevados, ao mesmo tempo em que precisa ser flexível para acomodar os grandes deslocamentos impostos pela estrutura que está sustentando, complementa.

 

Leonel conta ainda que, para desenvolver o projeto e solucionar o desafio que o P&D estava propondo, a equipe se inspirou em estruturas como origamis e componentes complacentes, que consistem em componentes formados por uma única peça capaz de se transformar ou deformar, imitando o funcionamento de mecanismos. “O que propusemos foi um design mecânico complacente, no qual a parte interna deste "gancho" otimizado atua como um mecanismo, convertendo parte do esforço que ele deve suportar em deslocamento. Dessa forma, o "gancho" se desloca acompanhando o movimento da estrutura que ele suporta”, explica o Engenheiro. Segundo ele, isso garante o correto acoplamento da estrutura, enquanto submete o tal "gancho" a um baixo nível de estresse mecânico, proporcionando a ele uma longa vida útil em fadiga.

A ideia posta em prática durante o projeto de P&D deveria, originalmente, ser desenvolvida entre 2020 e 2022. No entanto, devido a restrições orçamentárias impostas a diversos projetos de pesquisa em decorrência da pandemia, a duração deste trabalho foi reduzida. Dessa forma, o desenvolvimento da pesquisa a qual Leonel foi líder aconteceu durante a segunda metade do projeto, entre abril de 2020 e janeiro de 2021.

Equipe que esteve junto ao pesquisador no trabalho desenvolvido. Da esquerda para a direita: Jorge Gomes de Melo Medeiros, Claudio Violante Ferreira, Leonel Echer, Flávio Mello, Bruno Pinho dos Reis, e Gilnei Reckziegel.

A cerimônia de premiação na qual o projeto de Leonel e equipe foi agraciado aconteceu no dia 24 de maio, no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello da Petrobras (Cenpes), no Rio de Janeiro. O evento presta homenagem aos pesquisadores cujo trabalho resultou no depósito de patentes junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) do ano de 2022. Como o processo de tramitação dessa patente junto à Petrobras ainda não foi finalizado, não é possível divulgar publicamente imagens do conceito mecânico otimizado, ganhador do prêmio.

 

Dado o sucesso do trabalho realizado pela equipe do GMAp/UFRGS, a Petrobras está, atualmente, avançando para uma segunda fase do projeto, que consiste em estudar o comportamento de falha de estruturas denominadas "bocas de sinos", que são grandes componentes nos quais ocorre o acoplamento dos enrijecedores de curvatura pelos "ganchos" otimizados na primeira fase do projeto. Dessa vez, Leonel não estará integrando a equipe de pesquisa.

 

 

#premioinventorpetrobras2023

#patente

#designmecanico

#projeto

#pesquisa

# componentecomplacente

#suportaçãodeenrijecedoresdecurvatura

#engenhariamecanica

#ufrgs

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page