ESPAÇO CDER-RS
“O ano de 2020 começou com muita expectativa para nós do CDER. Muitos planos, agenda de atividades, planejamento e vontade.
Mas aí veio a virada em nossas vidas. Uma condição mundial que alterou a forma de nos relacionar, agir, e até de pensar. Mas o ser humano tem a capacidade de se ajustar ao meio em que vive e, mais do que isso, de transformá-lo. E foi isso que fizemos. Parar tudo? Jamais. Ir em frente? Sim, mas com responsabilidade.
Alteramos o jeito de ver as coisas, de nos comunicarmos, mas não perdemos a capacidade de fazer. E é por isso que chegamos ao final do ano com um sentimento de dever cumprido, senão vejamos:
1# Recadastramento das entidades de classe objetivando manter os contatos de todas para que a comunicação fosse efetiva.
2# Criação de um grupo de comunicação rápida com os presidentes, via whatsapp.
3# Auxílio para a revisão de registro de todas as entidades mantendo, ou até mesmo, retornando com entidade para a condição de registrada e com direito a vaga de conselheiro.
4# Montagem do GT para organização do EESEC 2020 que, posteriormente, optou pelo adiamento do encontro para 2021, em função da situação da pandemia.
• Lançamento do Censo das Entidades 2020, cujos resultados foram devidamente analisados para serem discutidos entre e com os presidentes, fazendo-se assim um raio-x das nossas entidades e provocando, a partir daí uma série de possibilidades de alterações de rumos das nossas gestões.
• Lançamento do programa de aperfeiçoamento de gestão “Terças com o CDER”, onde foram realizadas quatro palestras com temas importantes para os presidentes tais como, o uso da publicidade para atrair associados e comunicar-se com a sociedade, captação de recursos fora do Sistema Confea/Crea, ferramentas de gestão para aumentar as receitas e, consequentemente, a sustentabilidade das entidades.
• Restabelecimento do cronograma da Chamada Pública 01/2019 em diálogo com a diretoria do CREA-RS, evitando a perda do trabalho já executado pelas gestões das entidades, garantindo a liberação de recursos para o próximo semestre.
• Coordenação de uma frente de trabalho e apoio ao CREA-RS junto a parlamentares gaúchos, na defesa dos interesses dos profissionais e sociedade como um todo.
Encontro por videoconferência com os presidentes e coordenadores, para analisar o ano de 2020, tirar dúvidas sobre a chamada pública e projetar 2021, entre outros assuntos.
Sendo assim podemos dizer que o ano de 2020 foi muito positivo, sempre contando com o apoio das entidades que responderam aos nossos chamados de participação. Fica aqui o agradecimento aos presidentes, conselheiros, diretoria do CREA-RS e toda a equipe de apoio que assessorou o CDER neste caminho diferente que a pandemia nos colocou para trilhar.”
Coordenação Estadual do CDER-RS
Comments